Profissão do futuro: quais são as mais promissoras?

O crescimento da tecnologia trouxe grandes mudanças no mercado de trabalho. Você sabe qual é a profissão do futuro? Leia o nosso artigo e conheça!

A constante mudança do mercado de trabalho influenciou até mesmo no surgimento de diferentes profissões e, as maiores influências para esse movimento, são as inovações tecnológicas e transformações da sociedade.

É fundamental buscar qualificação e formação alinhadas aos setores que estão em crescimento, aumentando a possibilidade de sucesso na carreira.

Pensando assim, a seguir, apresentaremos o que pode ser a sua profissão do futuro. Confira nossas sugestões!

Quais são as profissões do futuro

Profissional de marketing digital

O marketing digital é uma área em constante crescimento. Quem trabalha nesse setor é responsável por planejar e executar toda estratégia de marketing de uma empresa, pensando sempre em melhorar o posicionamento digital e a reputação do negócio.

Desse modo, o objetivo é divulgar um produto por meio dos canais digitais de uma empresa como os blogs, e-mails e redes sociais.

Para atuar nessa área, é necessária a formação em marketing, comunicação social, administração ou gestão de negócios, sendo muito interessante uma pós-graduação em marketing digital.

Analista de Big Data

O mundo digital trouxe superlotação de dados para as empresas. Informações coletadas de inúmeras fontes precisam ser trabalhadas, analisadas e transformadas em material estratégico. Por meio desses dados, é possível extrair informações importantes sobre vários processos.

Certamente, o profissional especializado em lidar com todos esses dados, interpretá-los e extrair as melhores informações para a empresa está em alta. Os profissionais de Big Data podem buscar formação nas áreas de Tecnologia da Informação, Matemática e Estatística.

Médico geneticista

O geneticista é o profissional de saúde que atua no campo da genética. Ele estuda os genes e as informações que eles carregam, que controlam os organismos vivos. Além disso, verifica a interação deles com o ambiente e os fatores que levam a condições adversas.

A genética clínica é o setor onde os médicos geneticistas são responsáveis por diagnosticar, tratar e orientar sobre condições genéticas — algo muito relevante atualmente, visto que as doenças nessa área estão mais comuns.

Muitas situações necessitam da avaliação desses profissionais, como malformações congênitas, deficiência mental, doenças herdadas dos familiares e mais uma infinidade de situações.

Para trabalhar com medicina genética é necessário cursar a graduação em medicina, com especialização nesta área.

Biotecnológo

O biotecnólogo trabalha com a manipulação de material biológico para melhorar a qualidade dos alimentos, produzir remédios e encontrar maneiras mais eficientes para o tratamento de doenças.

É um profissional que tem o objetivo de aliar o desenvolvimento e a sustentabilidade de forma inteligente. Seu papel é ainda mais relevante nas indústrias, centros de pesquisa e laboratórios. A formação para atuar na área deve ser a graduação em Biotecnologia.

Logístico

O profissional de logística desempenha uma função importantíssima nas empresas, pois ele é responsável pela inteligência do negócio e tem o objetivo de melhorar os processos.Portanto, precisa otimizar setores como transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega de produtos.

Logo, a necessidade de aperfeiçoamento e aumento da produtividade com a redução de custos contribui para ampliar o mercado no setor. É uma profissão que oferece oportunidades variadas de atuação e que costuma ser muito bem remunerada.

Para trabalhar na área é possível realizar cursos técnicos em logística, tecnólogos ou bacharelado. As graduações em administração e engenharia de produção também são alternativas.

Gestor de resíduos

A maior necessidade de cuidar do meio ambiente e o tratamento de lixo de uma população cada vez maior, são fatores que explicam a demanda por profissionais habilitados em lidar com resíduos sólidos, algo que não era tão valorizado no passado recente.

As leis nacionais passaram a exigir a presença obrigatória de profissionais especializados da área de gestão do tratamento de água e limpeza urbana. É necessário a graduação em Engenharia Química, Engenharia Ambiental ou Biologia.

Segurança da informação

Como já vimos acima, as informações são essenciais para o futuro das empresas, portanto, os profissionais responsáveis pela segurança desses dados serão cada vez mais fundamentais.

Eles precisam garantir que nenhuma informação digital de determinada empresa ou instituição seja invadida por pessoas que podem prejudicar o negócio.

Além de proteger as informações, eles contribuem para a criação de novas soluções. Para trabalhar na área, é necessário fazer a graduação em Segurança da Informação, sendo que outros cursos do ramo da tecnologia também podem habilitar para a função.

Entenda como o empreendedorismo está em alta

Assim como as profissões que citamos acima, o empreendedorismo também estará em alta nos próximos anos.

Entretanto, o grande diferencial da área está nas inúmeras possibilidades do mercado, visto que é possível conseguir lucro sem grandes investimentos por meio do trabalho autônomo.

Entre tantas oportunidades, a venda online de cursos têm se tornado um destaque. Ao oferecer autonomia e liberdade, qualquer pessoa pode se cadastrar e intermediar negociações entre instituições de ensino e futuros alunos.

A plataforma Saber em Rede fomenta a educação através do empreendedorismo. Por meio da plataforma, é possível vender as vagas em cursos das instituições de ensino parceiras para interessados. Neste processo, o vendedor recebe uma porcentagem sobre cada curso vendido.

Além disso, o vendedor tem autonomia e liberdade para determinar suas próprias metas e objetivos, não dependendo de chefes. Outra grande vantagem é a flexibilidade.

Como a negociação é realizada no ambiente digital, as limitações geográficas ou de tempo não são um empecilho. Você pode trabalhar a hora que quiser, de onde estiver.

Para nós, todas as pessoas têm potencial de se tornarem embaixadores da educação.

Neste artigo, conhecemos algumas profissões do futuro e as oportunidades que elas oferecem para a carreira profissional. Lembre-se de buscar cursos que possam qualificar para o que o mercado de trabalho exige.

Gostou de conhecer essas profissões? Então, acesse nosso site e confira todos os cursos disponíveis e, claro, as ofertas para ser um embaixador de sucesso!

Deixe uma resposta