Pesquisa científica: qual a importância para a sua carreira?

Pesquisa Científica

Saiba o que é pesquisa científica, quais os tipos metodologias e como fazer uma pode auxiliar o seu currículo. 

Você já ouviu falar sobre “Pesquisa Científica”? Quando você está cursando alguma graduação, é possível entrar em contato com esse termo pela primeira vez, sem se dar conta do valor social que tem uma pesquisa científica. Nesse artigo você vai aprender um pouco sobre o que é pesquisa científica e qual o peso disso na carreira acadêmica. Vamos lá?

O que é pesquisa científica?

Vamos supor que você é um estudante de História e gostaria de explorar mais sobre a escravidão no século XIX no Brasil. Suas dúvidas surgiram ainda nas aulas da escola, mas nunca encontrou respostas sólidas. Hoje, você pensa: como aprofundar mais neste assunto?  A resposta é Pesquisa Científica!

Assim, basicamente, todo estudo planejado de investigação e métodos de abordagem para explorar um problema, é uma pesquisa científica. Independente da profundidade ou extensão, o objetivo é desenvolver respostas para as questões que surgem no avanço dessa análise. 

Veja uma pesquisa na prática e agora mesmo

Um exemplo disso, na prática, é o que acontece agora no mundo inteiro: a busca por uma solução a COVID-19. Pesquisadores das mais diversas instituições estão aplicando métodos científicos diferentes para entender a complexidade do vírus, como: o que ele causa, quais os medicamentos podem ser usados no tratamento e o desenvolvimento de uma vacina para proteger a humanidade. 

Mas não pense que ter acesso às pesquisas é algo exclusivo. Hoje, é possível ler artigos científicos sobre inúmeros assuntos em sites como a Revista Science, outras publicações e em universidades.

Métodos de pesquisa

Há duas formas de realizar uma pesquisa:

  • Pesquisa qualitativa: nesse método, o pesquisador mantém contato direto com o objeto de estudo em questão, descrevendo os dados coletados, sem se apegar as estatísticas ou números. 
  • Pesquisa quantitativa: é a pesquisa de campo, com objetivo de coletar dados e fazer uma análise deles. Como exemplo, as pesquisas aplicadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ou feitas durante as eleições. Com esses resultados é possível presumir as respostas para a questão levantada.

Dentro desses métodos, existem diversos tipos de pesquisa, como bibliográfica, de campo, experimental, documental, empírica, exploratória, descritiva, entre outras.

Seja um pesquisador!

A pesquisa científica é uma maneira de colaborar para a vida acadêmica do aluno, principalmente, para quem quer seguir na área de pesquisa. Podemos dizer que serve como uma experiência prévia para se adaptar à rotina de estudos em uma pós-graduação ou mestrado.

Também é uma forma de melhorar o desempenho durante a própria graduação, pois o rendimento do aluno pode ser superior aos demais colegas. Assim, potencializa o aprendizado e contribui diretamente para resolver questões da sociedade.

Se você quer seguir uma vida acadêmica e quer encontrar meios para conseguir ter acesso à educação, conheça o Saber em Rede, uma plataforma que ajuda o aluno a entrar na Universidade. 

Deixe uma resposta