Confira 5 tipos de negócios lucrativos para começar com pouco dinheiro

Quer saber como apostar em negócios lucrativos e fazer seu dinheiro render sem colocar o empreendimento em risco? Descubra algumas dicas em nosso artigo.

Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. Transpor uma ideia empreendedora do papel para a realidade e conseguir fazer disso seu projeto de vida é muito gratificante. Nessa perspectiva, saber analisar e escolher um negócio bem lucrativo é muito importante. Afinal, é pela geração de um fluxo de caixa positivo que se torna possível o sucesso de uma empresa.

Para lhe ajudar nessa tarefa, elaboramos este material com diversas informações sobre como escolher bons negócios. Quer descobrir como fazer essa análise e muito mais? Então, continue a leitura e veja 5 tipos de negócios lucrativos agora mesmo.

Por que é importante procurar e desenvolver um negócio lucrativo?

Para entender isso é preciso ter em mente que existem diversos custos fixos e variáveis que impactam diretamente no empreendimento. Ou seja, o custeio de contas de energia, pagamento de fornecedores e a própria folha salarial exigem um alto volume de recursos.

Além do mais, é indispensável contar com um bom volume financeiro para realizar investimentos e expansões. Afinal, o mercado brasileiro é reconhecido pela alta competitividade dos players. Com isso, ter bons produtos ou ofertar serviços de qualidade não é suficiente para conseguir o sucesso comercial. Inovar e melhorar instalações são pontos que também não podem ser negligenciados de forma alguma.

Agora, fica muito mais fácil compreender a importância em se contar com um negócio lucrativo e com forte geração de capital. Isso possibilita um bom fluxo de caixa para o bom andamento dos processos internos.

Outro fator que não pode ser deixado de lado é quanto à divisão dos lucros. Toda pessoa que planeja empreender no seu próprio negócio quer ter um bom resultado financeiro e conseguir um bom pró-labore — fração do lucro que é destinada aos sócios.

Isso explica o quanto é importante saber analisar negócios lucrativos a fim de gerar, também, um bom retorno sobre o capital investido. É preciso estar muito atento aos custos do setor e margens em que se pretende atuar para que não surjam surpresas desagradáveis durante a operacionalização.

Outro detalhe vital é quanto ao capital de investimento inicial. Muitas pessoas não contam com grandes linhas de financiamento ou recursos próprios para que iniciem seu negócio. O endividamento bancário pode ser muito perigoso, colocando o empreendimento em risco. Por isso, é preciso ter uma boa verificação de oportunidades de acordo com o capital disponível para alocar no investimento.

Quais os 5 negócios mais lucrativos para começar com pouco dinheiro?

1. Compra e venda pela internet

Já pensou trabalhar no conforto da sua própria casa e ter um negócio com margens muito altas? São exatamente essas características presentes em lojas que compram e revendem produtos pela internet. Não há dúvida que o mundo se tornou digital, com cada vez mais os consumidores adquirindo produtos em marketplaces e e-commerces.

Um grande fator positivo da revenda pela internet é sobre o potencial de mercado. Isso ocorre porque negócios instalados em bairros têm limitações geográficas de atuação, atendendo somente de forma regional. Já com a internet, o campo de atuação se expande para todo o país, e até mesmo para o mundo.

A estratégia aqui é comum a qualquer outro tipo de negócio, ou seja, adquirir produtos com preço baixo e revender com um preço maior, adicionando à sua margem de lucro. Está muito em alta as lojas que praticam o dropshipping. Você sabe o que é isso? Pois bem, essas lojas virtuais revendem mercadorias fazendo a ponte entre o comprador e o vendedor.

Funciona como um intermediário, ligando os dois pontos da cadeia. Nesse modelo, não há necessidade de estoque, o que reduz consideravelmente os custos operacionais.

2. Revenda

Seguindo a mesma lógica, um dos outros tipos de negócios lucrativos é a revenda. Isso expande para um leque de opções de produtos das mais diversas categorias, basta identificar os itens com maior potencial de vendas em sua região.

O importante, também, é procurar ter uma boa margem de lucro líquido e trabalhar com parceiros comerciais comprometidos. Isso possibilita o crescimento do negócio e a realização de um bom trabalho.

Lembre-se que os clientes são a peça-chave para que uma empresa prospere, cresça e se consolide no mercado.

3. Serviços de Marketing

Marketing é a alma de qualquer negócio. Quem quer vender mais, ter mais visibilidade, prospectar novos clientes, dentre outros objetivos, todos eles passam pelo marketing como facilitador do processo.

Uma forma de se atuar nesse mercado é fornecendo campanhas de marketing, bem como estruturando estratégias com parceiros locais. Existe uma infinidade de mídias que podem ser utilizadas para isso: internet, rádios, jornais e televisão aberta.

4. Trabalhos com pets

O mercado de pets é promissor, além de ser um dos negócios lucrativos com grande potencial. Isso ocorre porque há desde a prestação de serviços até a venda de produtos para esse público com uma margem agregada.

Os serviços de dog walker, para passear com cães, e os de hospedagem de pets, por exemplo, exigem pouquíssimo investimento inicial e podem gerar uma renda muito boa.

5. Conserto e reparo de produtos

Esse é um negócio já bastante conhecido. O trabalho de alfaiates, costureiras e reparadores de sapatos são bons ilustradores desse mercado. Com custos baixos, alta demanda e muitas opções de nichos fica fácil atuar e ter um bom lucro.

É preciso analisar opções existentes e qual o público-alvo. Após isso, o capital precisa ser investido em máquinas e um local para atendimento aos clientes. Porém, isso não impossibilita que os consertos e reparos dos produtos já iniciem na sua própria residência.

A qualidade é primordial para conquistar novos clientes e manter uma clientela fiel. Preze sempre por aperfeiçoar o trabalho e ter os melhores produtos para utilizar no reparo.

Ao longo do texto, ficou prático compreender o quanto o planejamento e a análise são importantes para se ter um negócio lucrativo. Verificar opções no mercado, comparar com outros empresários do mesmo segmento e ter um bom plano de negócios aumentam as taxas de sucesso e retorno sobre o capital investido. Pense nisso!

Gostou do nosso material sobre tipos de negócios lucrativos? Então, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais — Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn — para não perder nenhuma novidade.

Deixe uma resposta