Marketing de Rede: 4 dicas fundamentais para o seu sucesso 

marketing de rede

Também conhecido como marketing multinível, o marketing de rede é, na verdade, uma forma de empreendimento distinta, capaz de elevar as possibilidades de lucro.

Caso você tenha a intenção de investir em um negócio próprio, essa estratégia pode ser bastante propícia. Afinal, ao se ter em mente o objetivo, mesmo com pouco capital, é possível alcançar vantagens, como:

  • tornar a sua rede ampla;
  • diminuir a necessidade de algumas tarefas;
  • ter excelentes rendimentos.

No entanto, não se deve pensar que esse tipo de negócio não exige competências e habilidades para que você obtenha os resultados esperados. Pensando nisso, preparamos este artigo contendo as principais informações sobre o assunto. Confira!

O que é marketing de rede?

A princípio, podemos destacar que o marketing de rede é um negócio baseado nas vendas diretas, em que há a distribuição de bens e serviços a fim de gerar lucros com a venda de produtos.

Ou seja, tudo começa quando um produtor vende para um determinado parceiro e este repassa a mercadoria ao cliente, o que reflete uma cadeia comercial menor.

A ideia de rede está atrelada ao processo em que o produtor cria seu grupo de distribuidores proporcionando a eles todo o suporte, como treinamento e ferramentas específicas. Isso acontece para que a equipe tenha condições de realizar a estratégia de venda porta-a-porta, bem como a divulgação de maneira automatizada.

Nesse trabalho, os vendedores têm a função de estimular a prospecção de novos clientes e garantir um bom fluxo de vendas, recebendo uma comissão ao finalizarem o processo.

Muitas pessoas acham que o marketing de rede é o mesmo que pirâmide. No entanto, há uma grande diferença entre os dois modelos!

Na pirâmide, normalmente, há um plano de ganho de lucro por meio da captação de vendedores, com estratégias ilusórias de contrato. Logo, a necessidade de adquirir um estoque mínimo de produtos ou investir um valor inicial para se tornar membro são alguns dos métodos que sustentam essa pirâmide. Diferente disso, o marketing de rede garante uma estabilidade e ganho financeiro para todos os membros.

Quais os principais benefícios?

Investir no marketing multinível pode possibilitar o alcance de vários benefícios para o negócio. O primeiro que podemos citar está relacionado a um maior controle sobre o planejamento e o tempo de trabalho.

Também, é possível estabelecer uma progressão de renda, visto que a captação de lucros é proporcional ao número de vendas. Além disso, em se tratando da parte prática, também vale mencionar que nesse ramo eliminam-se processos tradicionais de trabalho, em que há a presença de chefes ou até mesmo ambientes de trabalho estressantes.

Como se destacar com o marketing de rede?

1. Faça um marketing de rede por vez

A primeira dica que você deve seguir é planejar uma ação de marketing de rede por vez. Propor várias oportunidades no mercado pode acarretar em confusões gerando prejuízos financeiros e emocionais.

Até mesmo o vendedor pode se confundir com as marcas que está divulgando, bem como não ter tempo para trabalhar em todas corretamente.

Outro ponto é que os seus clientes podem não compreender ao certo as informações referentes aos serviços. Por isso, é válido investir em uma empresa por vez.

2. Pense em uma perspectiva de longo prazo

Podemos dizer que, em um tempo curto, você já conseguirá alcançar alguns ganhos relevantes. Mas caso queira de fato trabalhar com o marketing de rede e tê-lo como um negócio, é necessário estabelecer investimentos pensando em longo prazo, visto que quanto mais tempo de estratégias, mais pessoas se tornarão clientes — o que certamente elevará os seus lucros.

3. Invista em conhecimento sobre marketing de rede

Por mais que seja um tipo de negócio simples, é um erro comum pensar que a busca por novos conhecimentos e estratégias de venda sejam desnecessários. Os profissionais que se acomodam nessa atividade acabam não obtendo a produtividade esperada e deixam de alcançar grandes lucros.

Por isso, sempre busque aprofundar as suas noções sobre esse ramo por meio de cursos presenciais e online, além de estar atento às novidades do mercado sobre o assunto.

4. Preze pela qualidade do conteúdo

Por fim, temos que mencionar a importância de prezar pela qualidade do conteúdo de marketing que será trabalhado na venda. Tenha em mente quem de fato é o seu consumidor, bem como seu perfil e necessidades.

Com esse conhecimento, fica mais simples desenvolver abordagens utilizando termos e linguagens que sejam mais próximas dos seus clientes potenciais. Lembre-se que seu objetivo é criar projetos que sejam simples, porém de bastante persuasão, garantindo maiores possibilidade de vendas e a aquisição de novos clientes.

Essas foram as principais informações sobre o que é e como se dar bem no marketing de rede. Percebemos que, com algumas ações e procedimentos, é possível obter um ganho considerável de renda com esse tipo de negócio.

Gostou do artigo? Siga-nos nas redes sociais para que você possa ter acesso a outras informações relevantes e acompanhar as nossas atualizações. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin!

Deixe uma resposta