Ensino a distância: a modalidade merece a sua atenção

educação ead

Devido a diversos motivos, incluindo a correria do dia a dia, muitas pessoas têm visto no ensino à distância ( ou educação a distância, EAD) uma alternativa eficiente para conciliar os estudos com a rotina diária.

Prova disso é que, entre 2008 e 2018, as matrículas de cursos de graduação a distância apresentaram um aumento de 182,5%, enquanto que, no mesmo período, o crescimento visto na modalidade presencial foi apenas de 25,9%.

 Observando o crescimento gradativo da modalidade no nosso país, preparamos este artigo para explicar tudo sobre a modalidade! Veja só:

O que é educação a distância e como funciona?

Graças ao avanço da tecnologia e à expansão da internet, muitas mudanças positivas ocorreram na área da educação. Esse desenvolvimento além de ter facilitado o acesso à informação e contribuído para melhorar os recursos nas salas de aulas, foi responsável por disseminar a nova categoria.

O EAD nada mais é do que uma modalidade educacional que possibilita ao aluno estudar sem a necessidade de estar fisicamente presente na sala de aula. Neste caso, a interação entre o acadêmico e os professores é feita de forma virtual.

Pautada por uma legislação específica, a EAD pode ser utilizada como uma alternativa de ensino para formar estudantes nos seguintes níveis::

  • ensino fundamental e médio — quem não conseguiu se forma no período “indicado” pode recorrer ao EAD para obter o diploma. É possível realizar o ensino integral de cada série ou mesmo o supletivo online;
  • nível técnico;
  • tecnólogo, bacharelado e licenciatura;
  • pós-graduação;
  • cursos livres e de idioma.

Para ingressar em qualquer curso de educação a distância, é necessário, primeiramente, que o aluno tenha à disposição um computador ou notebook com acesso à internet para assistir às aulas.

Quanto ao processo de aprovação e realização do curso, cada instituição de ensino apresenta um sistema e uma estrutura diferente. Por isso, vale a pena se informar diretamente com cada secretaria.

Mas, de forma geral, após a aprovação, o acadêmico receberá um login e uma senha com acesso das aula e o cronograma completo.

Vale ressaltar que tanto os cursos de graduação ou pós-graduação têm a mesma certificação que os realizados presencialmente, desde que os cursos sejam reconhecidos pelo MEC.

Quais as vantagens da EAD?

Como mostramos no início deste artigo, a modalidade de educação EAD cresceu muito nos últimos anos e a tendência é continuar assim. Esse crescimento se deve parte ao acesso facilitado à tecnologia e às diversas vantagens, tais como:

  • flexibilidade: o aluno pode ajustar o horário das aulas de acordo com sua rotina;
  • preço: os cursos de EAD oferecem preços mais acessíveis comparado ao cursos presenciais;
  • apoio do governo: os programas de ensino como, ProUni, Sisu e Fies também incluem os alunos que optam por ingressar em um curso EAD;
  • mais praticidade no dia a dia;
  • redução de custos: além da economia com o preço da mensalidade, optar por esse modelo de ensino contribui com a redução de gastos com alimentação, transporte, material etc.;
  • qualidade no ensino;
  • inclusão social: facilita que todas pessoas obtenham a formação em um curso superior;
  • facilidade de acesso aos conteúdos: o material do curso fica disponível para o aluno, permitindo que ele possa acessar o conteúdo quando e onde quiser;
  • reconhecimento: desde que seja reconhecido pelo MEC, os cursos de EAD têm a mesma validade que os presenciais.

Para quem a educação a distância é interessante?

Podendo ser feita por qualquer pessoa que tenha interesse, essa modalidade foi desenvolvida como uma solução para quebrar barreiras geográficas e permitir àqueles com rotina agitada e/ou pouca condição financeira pudessem dar continuidade aos estudos

No entanto, para que a formação em um curso EAD tenha o máximo de aproveitamento, é essencial que o estudante aprenda a administrar seu próprio tempo de forma que mantenha a organização e o empenho nos estudos.

Com base nessas informações, percebemos que a educação EAD é a alternativa mais viável para quem deseja estudar de maneira flexível sem abrir mão da qualidade do estudo. Na plataforma do Saber em Rede, você encontra opções exclusivamente para essa modalidade.

Vamos trazer mais metodologias para você aperfeiçoar e render ao máximo o seu aprendizado!

Gostou do artigo? Compartilhe essa informação com seus amigos nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta