4 dicas para ser um autônomo de sucesso

6 minutos para ler

Seja por um sonho ou por necessidade, cada dia mais pessoas se tornam empreendedoras. Isso é você organizando o seu próprio tempo, projetos, rendimento e objetivos. E é aqui que mora um dos grandes receios: a gestão financeira. Afinal, é possível ser um autônomo de sucesso?

Sim, é possível! Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2016, o Brasil é o 3˚ país no mundo em número de profissionais autônomos,com 32,9%. Em 2019, atingiu o número de 24 milhões de trabalhadores por conta própria, um recorde na série histórica, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

Leia mais: Dicas para vender cursos nas redes sociais

Para isso, convidamos a Paloma Ferro, advogada e empresária, para nos contar um pouco sobre a vontade de ser autônoma e quais os aprendizados durante esse percurso.

Complemento para a carreira

Paloma Ferro é advogada, mas sempre nutriu o desejo de ter o próprio negócio. Advoga há mais de 11 anos, mas por muito tempo achou que este negócio seria na área do Direito. Porém o ritmo de trabalho nessa área era agitado e estressante, o que comprometeu um pouco a sua qualidade de vida. Em dezembro de 2018, ela se desligou da empresa em que trabalhava e começou a pensar numa alternativa, idealizando um negócio dinâmico e leve, e que permitisse advogar em paralelo.

Durante o processo, conversou com seu melhor amigo (atual sócio), Bruno Torres, que atua na área da beleza há 12 anos e, pensando na atividade dele, teve um insight “Por que não abrir um salão de beleza? Deixar as pessoas mais bonitas e melhorar a autoestima delas?”

Após essa ideia, no primeiro semestre de 2019, numa conversa com o Bruno, compartilharam as insatisfações com a vida profissional e chegaram a conclusão que deveriam abrir um salão de beleza. Inicialmente, o projeto seria a médio prazo, mas a ansiedade falou mais alto e começaram a buscar por imóveis e a planejar o novo negócio.

Leia mais: Como o Saber em Rede pode ajudar na sua educação financeira?

Através dessa trajetória, Paloma acumulou experiências e aprendizados, confira abaixo as dicas que ela compartilha para se tornar um autônomo de sucesso:

Escolha os locais de divulgação

Onde está o seu público alvo? Esteja lá! “O Instagram é a mídia social que mais utilizamos para divulgação do nosso trabalho, às vezes com patrocínio de posts, o que também tem atraído novos clientes”, afirma a Paloma. 

Ou seja, isso significa que se os seus clientes estão em uma rede social, você também precisa estar lá.  

Do mesmo modo, assim como divulgar o curso da Instituição que representa é importante, ter o feedback e opiniões  dos clientes também. É  importante que as pessoas que já fecharam uma matrícula com você falem sobre isso relatando a própria experiência. Elas podem compartilhar a informações nas redes pessoais delas marcando o seu perfil ou enviando para você publicar. Bem como, manter contato com elas pode gerar novos negócios.

Segundo a Paloma, a melhor forma de atração de novos clientes tem sido a divulgação das próprias clientes que já fazem parte da nossa carteira que indicam nossos serviços para outras pessoas. 

Nesse sentido,  é muito importante pensar no pós-venda. Procure entrar em contato com o cliente via redes sociais ou Whatsapp, perguntar o que está achando do curso e enviar lembretes sobre novos processos seletivos, assim você estará sempre em contato com seu público-alvo e dar insumos para que falem dos seus serviços.

Leia mais: Venda consultiva: como você pode ter mais sucesso na negociação

Planejamento online e organização financeira

Assim como você é a única pessoa responsável pelo tempo que dedica para o trabalho, também é com relação a sua renda. Por isso, se pretende planejar um orçamento mensal para sua própria divulgação e, pense na possibilidade de investir em posts patrocinados nas redes sociais.

Se fizer parte da sua estratégia, prepare um valor por mês para isso. Uma dica da Paloma é “peça ajuda a parceiros e amigos para auxiliar na produção de conteúdo das suas redes sociais e divulgar os seus serviços. Vale também, manter uma periodicidade de publicações nas redes”.

Porém, vale lembrar que alguns meses podem ser mais rentáveis que outros. Por isso é importante que você esteja preparado para que nenhum imprevisto seja, de fato, inesperado. Esse planejamento em todas as áreas ajuda a alcançar e se manter como um autônomo de sucesso

Leia mais: Dicas para vender cursos nas redes sociais

A boa e velha rotina

Todo mundo fala sobre ela. Uns dizem que não vivem sem, enquanto outros detestam. Mas a verdade é que uma rotina é fundamental, ainda que seja completamente inusitada, afinal, é ela quem determina se você precisa dedicar mais tempo do que o habitual para alcançar a sua própria meta estipulada.

É no dia a dia, inclusive, que você garante a prática e o aperfeiçoamento em acompanhar e gerir com qualidade as redes sociais, contatos, negociações e o planejamento. E saber gerir, desde as finanças, a vida pessoal, até o planejamento do seu negócio o mantém saudável e progressivo.

Estude marketing e atualize seus conhecimentos

Entender de marketing é imprescindível para uma comunicação assertiva em qualquer canal que você esteja. 

Paloma conta que ela e o sócio, Bruno Torres, fizeram um curso de gestão de salão beleza, o que proporcionou uma visão direcionada para área, com questões societárias sobre serviços e de pessoas. “Foi um grande auxílio para abertura e a administração do salão, com dicas e direcionamentos que uso diariamente”. 

Atualmente, Paloma faz um curso sobre empreendedorismo e afirma que tem sido ótimo. “Especialmente pela troca de experiências com outros empreendedores. Acredito que é essencial se aperfeiçoar”.

Leia mais: Aprenda a vender cursos pelo LinkedIn

Aqui no Saber em Rede você encontra dicas além de todo o apoio como Embaixador para usar as redes sociais. Acompanhe os conteúdos, fale com a equipe de atendimento, busque cursos e converse com as pessoas sobre o que você faz. Uma andorinha só não faz verão, mas se ela chamar outras para irem com ela, o cenário será totalmente diferente – para melhor!

Animated Sticker for iOS & Android | GIPHY

Posts relacionados

Deixe um comentário

Visite nosso site. Saber em Rede