5 dicas de empreendedorismo para estudantes

5 dicas de empreendedorismo para estudantes

Nesse texto você vai entender que empreendedorismo pode ser possível para todas as pessoas e receber dicas preciosas para começar a sua jornada! 

É possível que todos que lerem esse texto já tenham entrado em contato com a palavra. Mas você sabe mesmo o que ela quer dizer?

O que é empreendedorismo? 

De acordo com o dicionário Aurélio, é:

  1. Capacidade de projetar novos negócios ou de idealizar transformações inovadoras ou arriscadas em companhias ou empresas;
  2. Vocação, aptidão ou habilidade de desconstruir, de gerenciar e de desenvolver projetos, atividades ou negócios;
  3. Reunião dos conhecimentos e das aptidões relacionadas com essa capacidade.

Como vimos, não é apenas ter o próprio negócio ou ser intitulado um empresário, mas, sim, carregar diversas habilidades que compõem a figura de um empreendedor. 

Antes de tudo, é ser alguém apaixonado. E não estamos falando do ideal romântico! 

Falamos de uma pessoa que tem o brilho nos olhos para executar um sonho e atingir objetivos, tendo como motor a dedicação. Porém, não é apenas isso que resolve o problema. É preciso ter muita força de vontade para colocar em prática a ideia. 

Por isso, preparamos algumas dicas para estudantes que também desejam empreender no futuro ou conciliar uma carreira com a faculdade. Veja só:

Leia mais: Como trabalhar online

Por onde começar?

1 – Encare a realidade 

O primeiro passo que um jovem empreendedor precisa ter em mente é enxergar oportunidades! 

Olhe a sua volta e pense: “O que eu posso melhorar?”. Baseado na sua experiência, procure idealizar projetos e soluções. Nem sempre a primeira ideia é boa, mas o importante é entrar no fluxo de perceber necessidades para oferecer um bom produto.

2 – Viva com a sua ideia 

Depois de organizar a sua ideia, outro ponto importante é se comprometer com ela!

Sabe aquele ditado que “de boas intenções o inferno está cheio”? É exatamente igual para as boas ideias (sim, “de boas ideias o mercado está cheio!”). Por isso, para se diferenciar, se comprometa em colocar a sua ideia em prática e busque informações. 

3 – Estudar é preciso! 

Para iniciar seu projeto é preciso estudar o segmento que você vai atuar, sim! Procure entender o público-alvo, a necessidade do mercado, aprender estratégias de marketing e todas as ferramentas para colocar aquele seu produto ou serviço, (que falamos anteriormente), em prática.

Por isso, procure um curso de graduação ou especialização nas faculdades parceiras do Saber em Rede.

Leia mais: Será que o marketing digital é realmente importante para empreendedores?

4 – Estabeleça metas

Não adianta ter a ideia, se comprometer, conhecer o básico e não estipular as metas para concretizar o seu plano. Planeje metas para curto, médio e longo prazo que sejam reais e acessíveis à sua realidade.

Afinal, não importa se você não tem o capital para executar agora ou mais para frente, o importante é a sua vontade de implementar o seu projeto.

5 – E por fim, mas não menos importante…

Aprenda com seus erros! Vida de empreendedor oscila entre sucessos e fracassos, mas, somente assim, um jovem empreendedor vai aprender a tomar boas decisões.

Comece agora uma nova fonte de renda!

O Saber em Rede é uma forma de empreender! Você pode ganhar uma excelente comissão com a venda de cursos, com horário flexível para trabalhar quando puder e sem metas exaustivas. Aliás, autonomia e independência são vantagens de destaque, você pode ser o seu próprio chefe. 

Agora que você conhece um pouco sobre empreendedorismo, que tal se tornar um embaixador Saber em Rede? Para entender como funciona, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta