Descubra agora o que é ROI e como pode ser calculado

Investir em campanhas de marketing é uma ótima opção para o crescimento de um negócio. Além disso, você sabia que 25% dos investimentos em marketing no Brasil são direcionados às estratégias digitais? É o que apontou uma pesquisa feita pela eMarketer.

No entanto, o alcance de um resultado não se resume apenas a um investimento. Entender qual das estratégias têm tido maior desempenho faz toda a diferença para o alcance das vendas. Quando você calcula o ROI sobre as ações realizadas, consegue identificar quais investimentos têm retornado de maneira positiva e os que precisam de melhorias.

Se isso não estiver claro, pode ocorrer um grande prejuízo financeiro. Por isso, essa métrica é pré-requisito de toda estratégia de negócio. Neste artigo, vamos abordar o que é ROI, como calculá-lo e quais ações realizar a partir das métricas identificadas. Acompanhe!

O significado de ROI

O ROI é uma métrica utilizada para medir qual o resultado financeiro de uma ação. A sigla “ROI” vem do termo em inglês “Return over Investment”, ou seja, “Retorno sobre Investimento”. É a maneira mais simples e efetiva de entender se você está obtendo lucro ou prejuízo com uma atividade.

Ele pode ser utilizado para analisar qualquer ação lucrativa de um negócio e os seus resultados podem indicar se suas ações empreendedoras têm tido êxito ou se precisam de melhorias.

O ROI é calculado a partir de uma análise das receitas e custos relacionados ao investimento. Assim, cria-se uma métrica que traduz se o retorno foi positivo ou negativo.

Diferença de receita e custo

A receita é a quantia obtida pelas vendas dos seus produtos e serviços. Por exemplo, se você obteve R$ 1.500 com vendas, pode-se dizer que a sua receita bruta foi R$ 1.500. Já o custo, refere-se aos gastos obtidos para alcançar essa receita.

Para identificar o retorno sobre uma ação pontual, é preciso considerar a receita específica daquele investimento. Então, suponhamos que você queira identificar o ROI de uma campanha de marketing. Ainda no exemplo anterior, se desses R$ 1.500 de vendas apenas R$500 foram obtidos por meio das suas campanhas, a receita considerada para o ROI deve ser R$ 500.

A importância do ROI nas estratégias de marketing

As campanhas de marketing são muito específicas para cada modelo de negócio e consideram diversas variáveis, como:

  • canais de divulgação;
  • métodos utilizados;
  • parcerias estratégicas;
  • metas a serem alcançadas;
  • estimativa do prazo para retorno.

Isso significa que não existe um padrão para criar uma campanha ou identificar se ela tem tido êxito. Uma estratégia criada para um negócio pode ter considerado fatores que não se aplicam ao seu caso e vice-versa.

Por isso, o ROI é uma excelente maneira de perceber se suas estratégias estão tendo sucesso ou não. Aliás, acompanhá-lo é um pré-requisito obrigatório para qualquer estratégia de marketing.

Os passos para calcular o ROI

Ao analisar as métricas do ROI, você terá informações objetivas sobre suas ações. Por isso ele é tão importante para a sua tomada de decisão, uma vez que se concentra em dados reais em vez de ajustar suas campanhas por achismo ou intuição.

Acompanhe um passo a passo para calcular o ROI e descobrir se o seu retorno tem sido positivo!

1. Identifique seu objetivo

A primeira etapa é ter um objetivo claro do que você espera com suas ações. Esse resultado esperado vai guiar todos os seus passos, portanto, é necessário tê-lo para entender se chegou onde queria ou descobrir o que falta para alcançar o retorno almejado.

2. Liste seus custos

O próximo passo é fazer um levantamento de todos os seus custos para alcançar esse objetivo. Confira alguns exemplos:

  • banco de imagens;
  • serviços de design;
  • custos com hospedagem e domínio;
  • ferramentas de automação;
  • anúncios em Adwords;
  • compra de conteúdos;
  • horas de trabalho.

3. Verifique os ganhos obtidos

Nesse passo, é preciso identificar quais ganhos foram obtidos por meio da ação analisada. Por exemplo, se o seu objetivo é converter vendas, mas obteve cinco leads, precisa continuar se concentrando no valor total dessa venda, que é o retorno esperado. Assim, faça um levantamento da receita obtida com o investimento a ser analisado.

4. Aplique os números na fórmula

A fórmula do ROI é:

  • ROI = [(receitas – custos) / custos] x 100

Depois de identificar todos os valores nos passos anteriores, basta lançá-los na fórmula. Vamos a um exemplo?

Se você investiu R$ 150 com campanhas de marketing e R$ 2.000 das suas vendas vieram dessas ações, o cálculo seria:

  • ROI = [(2.000 – 150) /150] x 100
  • ROI = [1.850 / 150] x 100
  • ROI = 12,33 x 100
  • ROI = 1,233%

Neste exemplo, o resultado do ROI seria 1,233%. Isso significa que a cada R$ 1 investido, retorna R$ 12. Mas, você sabe o que isso significa? É bom ou ruim? Para descobrir, é preciso analisar a métrica.

A análise do ROI

Em geral, um ROI positivo é sinal de que não houve prejuízo com a ação. Em contrapartida, quando negativo, significa que você gastou mais do que lucrou. Contudo, para fazer uma análise completa é preciso verificar outros aspectos além de números positivos ou negativos.

O ROI não considera o tempo do investimento, que pode sofrer variações devido à inflação ou a alguma eventualidade, como picos de vendas em datas comemorativas. Por isso, é essencial analisar a origem dos números para que os resultados não sejam manipulados.

Além disso, devido às limitações do ROI, às vezes é necessário utilizar outras métricas para obter um resultado mais preciso, como o PRI (Prazo de Retorno de Investimento) e ROO (Retorno sobre Objetivos). No entanto, vale lembrar que elas devem ter ligação direta com o resultado esperado, caso contrário, você pode perder tempo analisando indicadores de vaidade.

Ganhar dinheiro pela internet tem se tornado quase um estilo de vida. E, para muitos empreendedores iniciantes, conquistar o lucro pode ser um desafio ainda maior. Ao acompanhar o ROI, o empreendedor ganha mais confiança em perceber as ações que devem ser mantidas e o que necessita ser mudado. Isso evita prejuízos e ajuda a acelerar os resultados.

Uma análise adequada precisa levar em conta vários aspectos. Então, sempre que usar o ROI, lembre-se de direcioná-lo ao objetivo, atentar-se ao mercado e, principalmente, respeitar o tempo adequado para avaliar essas ações.

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