como trabalhar de casa como trabalhar de casa

Saiba como trabalhar em casa e não deixar a internet atrapalhar!

4 minutos para ler

Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas que procuram obter renda aproveitando o conforto da residência como local de trabalho.

Nessa perspectiva, a tecnologia pode ser o agente facilitador ou o grande vilão da produtividade. Afinal, atualmente, estamos suscetíveis a diversas informações que tiram a nossa atenção.

Mas, para se distanciar desses problemas e conseguir trabalhar em casa de maneira eficiente, existem algumas práticas muito efetivas. Preparamos este material com o que você precisa para ter sucesso nas suas atividades!

Como a internet pode atrapalhar ?

As redes sociais são alguns dos pontos mais importantes da análise desse fenômeno. Com o avanço dos apps de comunicação, muitas pessoas passam horas e horas no ambiente online.

Outro fator que demonstra como a tecnologia pode diminuir a produtividade é o uso de aplicativos de mensagens. Eles também são consequências de uma mudança na forma de comunicação. Agora, as pessoas preferem enviar mensagens de texto ou de áudio do que realizar uma ligação.

Se por um lado existe a facilidade e rapidez na comunicação, por outro, existe a distração e necessidade de estar sempre atualizado.

Quando se trata de um trabalho home office, tudo isso pode ter um peso enorme para o cumprimento das tarefas planejadas, uma vez que não há um chefe ou uma equipe ao seu lado para cobrar resultados e monitorar as atividades desenvolvidas.

Ou seja, você é seu próprio chefe e tem que se disciplinar para não atrasar entregas e prejudicar o próprio fluxo de trabalho.

Esses fatores revelam como é preciso ter uma atitude de ponderação e equilíbrio na hora de usar os recursos.

Como aproveitá-la da maneira mais eficiente?

Apps para controlar uso das redes sociais

Por meio de diversos aplicativos de gerenciamento de uso de redes sociais, por exemplo. Com eles, você consegue verificar quais os períodos do dia em que mais as acessa, bem como o tempo de uso.

Além disso, é possível ativar algumas funcionalidades que limitam o uso das redes sociais e que ativam alertas para cessar a navegação.

Uso da internet para trabalho remoto

Uma grande vantagem referente nessa modalidade é a possibilidade de trabalho remoto.

Apenas uma conexão com a internet e um notebook são suficientes para quem pretende executar suas tarefas. Esse é um diferencial competitivo muito interessante para as pessoas que pretendem ter um contato mais próximo com a família e curtir momentos de lazer.

O ponto mais importante é focar a disciplina e a gestão de tempo para não ter uma perda de produtividade e ocorrerem atrasos.

Conciliando o trabalho com momentos de lazer

Para equilibrar com a maior competência, algumas dicas e estratégias podem ser interessantes. Primeiro, o foco total deve ser na execução dos trabalhos e na organização, evitando usar o celular ou qualquer outra coisa que desvie você da tarefa principal.

Existe uma técnica específica para gestão de tempo chamada de Pomodoro (sim, o origem desse nome deriva da espécie de tomates mesmo).

O princípio da técnica consiste em dividir as tarefas por ordem de execução, em períodos de 25 minutos, com pausa de 5 minutos. Assim, pela divisão em blocos de concentração intensa, há maior agilidade do cérebro em realizar as atividades com mais eficiência.

É fundamental ter uma linearidade e um fluxo contínuo de dedicação e de concentração durante a execução dos trabalhos. Com eficiência e uma boa gestão de tempo, sobra espaço para o lazer e a descontração.

Foco é a palavra-chave para quem almeja alavancar a sua carreira e conquistar cada vez mais espaço com os seus projetos pessoais.

Foi possível conhecer um pouco mais sobre as vantagens em trabalhar em casa? Analise e pesquise qual a melhor opção para o seu serviço e coloque-a em prática, lembrando-se da importância da eficiência.

Gostou do nosso material sobre como trabalhar de casa? Pois bem, aprofunde seus conhecidos nessa temática com um artigo que preparamos especialmente para você sobre como trabalhar pela internet.

Posts relacionados

Deixe uma resposta