Como funciona a EAD? Entenda mais sobre essa modalidade

como funciona o ead

Os compromissos profissionais e a falta de tempo são empecilhos para que muitas pessoas realizem o sonho de estudar.

Por isso, conciliar estudo e trabalho é o cenário ideal para quem visa construir uma carreira mais promissora. E uma das alternativas cada vez mais recorrente para esse público, é a educação a distância (ou ensino a distância, EAD).

Nos últimos dias, percebemos também que ela serve de medida necessária para situações de crises e pandemias. Afinal, a qualificação e a educação não podem parar.

É possível que alguns pensem que a educação a distância não oferece a mesma qualidade e o reconhecimento do que os cursos presenciais. Porém, isso não é verdade.

O Ministério da Educação avalia rigorosamente tanto a modalidade presencial quanto a EAD. Sendo assim, os diplomas das instituições reconhecidas pelo MEC são válidos em todo o território nacional.

Você já encontra universidades renomadas disponibilizando cursos com alto grau de exigência, além de valorizados no mercado de trabalho.

Por isso, neste artigo, vamos entender como esse método funciona na prática e as principais dicas para quem deseja acelerar a qualificação profissional. Acompanhe a leitura!

Como funciona a EAD?

A EAD é uma modalidade que permite ao estudante acompanhar as aulas de forma virtual. Assim, a maioria das disciplinas são feitas no ambiente online. Porém, existe uma vertente que propõe atividades presenciais na grade curricular, formando um gênero de educação híbrida.

Bom, funciona de maneira simples e prática. O aluno precisa de um computador com acesso à internet e conhecimentos básicos de informática. Normalmente, a faculdade disponibiliza uma plataforma exclusiva para a organização das aulas e outros conteúdos, como exercícios, tutorias e salas de debate (fóruns).

Engana-se quem pensa que não há exigência neste formato, assim como o presencial também é necessário ter disciplina, organização e motivação, já que o aluno não terá o convívio tradicional com professores e colegas.

Quais são as vantagens da EAD?

Flexibilidade nos horários

A grande vantagem da EAD é a escolha dos melhores dias e horários para estudar, pois o aluno é quem decide qual será o seu ritmo de dedicação aos estudos. Essa flexibilidade não se aplica aos cursos presenciais, que tem horários e dias definidos das aulas.

Entretanto, é preciso dedicação para não acumular conteúdo, procrastinar ou se distrair das obrigações.

Economia de tempo e dinheiro

Como não existe a necessidade de comparecer diariamente na instituição de ensino, o estudante economiza com transporte, tanto no tempo gasto com o deslocamento quanto no dinheiro investido. Outro detalhe é a economia com a alimentação, que somada ao deslocamento e a mensalidade pode tornar o estudo presencial caro.

Além disso, para a faculdade também há economia. Nos cursos EAD, os gastos físicos são bem menores e o alcance de aluno pode ser maior do que o presencial, possibilitando assim, que mais pessoas consigam ter acesso.

Liberdade geográfica

Outra vantagem para o estudante é a possibilidade de acessar as aulas de qualquer lugar, desde que tenha o acesso à internet. Desse modo, pode incluir o estudar mesmo quando estiver viajando ou fora de casa, o que traz liberdade e autonomia.

Você também consegue realizar cursos que não estão disponíveis, especificamente, na localidade que ele mora, aumentando as opções.

Veja a nossa seleção de cursos de graduação, pós-graduação e livres, EAD, no site do Saber em Rede.

Variedade de opções

A variedade de cursos existentes também é um benefício a se considerar. Após a portaria do Governo autorizando a ampliação da carga horária a distância para os cursos presenciais, muitas instituições estão investindo nesse modelo, aumentando o número de ofertas disponíveis.

Conteúdo e interação

O estudante de EAD tem acesso ao conteúdo a qualquer momento, por quantas vezes for necessário e no local onde estiver, já que os materiais ficam disponíveis no ambiente virtual.

A interação é outro benefício desse modelo, pois os cursos contam com uma equipe de tutores e professores prontos para tirar dúvidas.

Como conciliar as demandas profissionais e pessoais com o curso?

Apesar dessas vantagens, ainda assim, conciliar as demandas profissionais e pessoais com a realização do curso nem sempre é fácil. É um desafio manter todas as áreas equilibradas e conseguir um bom desempenho nos estudos.

Mantenha a organização

É importante saber se você tem o perfil adequado para a EAD, pois estudar a distância requer muita dedicação e responsabilidade. Busque ser organizado!

Se você não pode estudar em determinado dia, planeje repor essas horas em uma oportunidade mais próxima possível. A fim de não acumular conteúdos e dúvidas, impedindo até o término de alguns módulos.

Disciplina acima de tudo!

Como o computador e a internet fazem parte dessa rotina é preciso evitar a tentação de acessar outros conteúdos deixando a aula em segundo plano. Alguns estudantes se perdem nas redes sociais e outras distrações, o que atrapalha o cumprimento dos requisitos mínimos.

Para evitar esse hábito, tente estabelecer horários fixos para o estudo, no momento que for melhor para você. Com a autonomia que a EAD oferece, é possível testar várias fórmulas até encontrar a que melhor se adapte a sua rotina.

Explorar todas as ferramentas

Os ambientes virtuais de estudo disponibilizam chats e fóruns de discussões, e os materiais também estão disponíveis para os estudantes a qualquer momento. O ideal é aproveitar esses espaços para tirar as suas dúvidas e se aprofundar nas matérias.

Portanto, não hesite em utilizar todos os recursos disponíveis. Somente com um estudo de amplo e qualidade, você conseguirá aprender tudo o que for passado e conquistar bons resultados nas provas.

Neste artigo, vimos como funciona a EAD e as vantagens para o estudante, como o menor investimento financeiro e de tempo. Aproveite para conhecer os cursos das instituições parceiras do Saber em Rede. Indicando um amigo ou comprando através da plataforma, você ganha dinheiro de volta! Simples, sem investimento e tudo online.

Deixe uma resposta