Como escolher um curso? 5 características que você deve considerar!

Neste artigo, apresentamos 5 dicas para ajudar você a escolher o curso certo. Confira como escolher um curso e faça uma escolha consciente!

Quando concluem o ensino médio, naturalmente os recém-formados se deparam com uma diversidade de opções para sua vida profissional, e muitos não sabem como escolher o curso ideal.

Independentemente de essa escolha ser feita logo após a conclusão da etapa ou alguns anos mais tarde, esse momento traz empolgação e, ao mesmo tempo, insegurança.

Quer escolher um curso, mas se sente perdido? Este artigo foi feito especialmente para você! Selecionamos 5 dicas importantes para ajudar nessa jornada!

1. Fazer uma autoavaliação

O primeiro passo que você deve fazer antes de escolher o curso é saber quais são seus objetivos e habilidades.

O autoconhecimento é, sem dúvidas, um fator primordial. Ele será a base para que as decisões tomadas sejam as mais alinhadas possíveis, contribuindo, assim, com seu desenvolvimento profissional.

É importante conhecer seus pontos fortes e fracos, metas e objetivos. Saber o que o incomoda, o que o motiva e quais são as razões para realizar o curso e, por fim, ter ciência da sua situação financeira atual.

2. Analisar suas preferências

Nesse caso, é importante analisar as áreas do conhecimento que mais chamam sua atenção, seja pela facilidade em aprender ou pelo prazer de conhecer mais sobre o assunto.

Tente pensar nas disciplinas cursadas durante a educação básica. Você era um apreciador de História e Literatura ou pertencia ao grupo dos que amavam Matemática e Física? Gostava de aprender um novo idioma ou preferia as aulas práticas de Ciências?

Ter as respostas a essas perguntas possibilita fazer uma análise mais precisa e, consequentemente, direcionar suas opções para as profissões com as quais você teria mais afinidade.

3. Avaliar suas habilidades

Atrelada aos dois fatores já mencionados, está a identificação de suas habilidades pessoais. Essa etapa é muito importante, pois vai ajudá-lo a descobrir suas preferências.

Por esse motivo, quando você for selecionar os cursos que mais chamam sua atenção, lembre-se de não escolher apenas com base no seu gosto pessoal. Procure levar em consideração suas habilidades e seus pontos negativos e positivos, para garantir que a escolha seja feita com mais certeza e consciência das possíveis dificuldades.

4. Pensar em suas expectativas

Outro fator importante a ser considerado na hora de escolher o melhor curso para você é analisar suas expectativas para o futuro.

Procure criar um planejamento tendo como base as prioridades para o momento atual, não se esquecendo de pensar em um plano de ação a médio e longo prazo também.

Uma boa maneira de chegar a uma conclusão é se questionando: qual o padrão de vida que você espera ter? Quer trabalhar em um negócio lucrativo, tendo uma rotina mais agitada, ou prefere algo mais tranquilo com horários flexíveis? Ter esse tipo de resposta vai ajudá-lo a saber o que quer e não se perder pelo caminho.

5. Conhecer os cursos

Até aqui, você provavelmente já pensou em algumas opções que tenham a ver com sua personalidade e seus objetivos, não é mesmo? Então, esse é o momento de reunir todas as informações e usá-las para analisar os possíveis cursos e, principalmente, cada instituição.

Nesse momento, a internet servirá como uma ótima aliada. Procure informações detalhadas sobre:

  • instituição de ensino;
  • duração do curso;
  • áreas em que você poderá atuar;
  • matriz curricular;
  • comunidade acadêmica;

Além disso, analise e conheça a proposta das instituições participando de workshops e feiras voltados para carreira, tipos de profissões e mercado de trabalho. Nesses encontros, aumentam as oportunidades de:

  • participar de palestras ministradas por professores e coordenadores;
  • conhecer a infraestrutura do lugar;
  • conhecer profissionais da área;
  • tirar dúvidas;
  • coletar o máximo de informações importantes sobre o curso.

Depois disso, queremos saber: já tem em mente algum curso que pretende fazer? No site do Saber em Rede, você encontra informações e ofertas de diferentes cursos de graduação, e pode ganhar dinheiro indicando ou comprando para si mesmo.

Não perca tempo! Entre em contato com a gente!

Deixe uma resposta