Quer atrair mais clientes, mas não sabe como fazer isso? Confira as nossas 7 dicas essenciais de como divulgar seu trabalho. Quer atrair mais clientes, mas não sabe como fazer isso? Confira as nossas 7 dicas essenciais de como divulgar seu trabalho.

7 dicas de como divulgar seu trabalho para alcançar mais clientes

7 minutos para ler

O mundo virtual tem se tornado cada vez mais atrativo para entusiastas de negócios próprios trabalharem nos últimos tempos. Seja para atuar como afiliado digital, seja para abrir uma empresa on-line, as possibilidades de se ter resultados financeiros melhores e construir uma carreira de sucesso na área escolhida são grandes e o investimento bem baixo frente aos inúmeros benefícios.

Ainda assim, atrair mais clientes com trabalho digital é uma tarefa que tira o sono de muitos empreendedores. Se esse também é o seu problema, foco nesse post: vamos contar para você como uma boa divulgação pode ser essencial para o seu trabalho ser reconhecido por seu público. Vamos lá?

A importância de uma divulgação estruturada

Você provavelmente já ouviu por aí que “quem não é visto, não é lembrado”, não é mesmo? Acredite se quiser: essa regra é de ouro quando falamos do trabalho no universo digital!

De acordo com pesquisas recentes feitas pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, os brasileiros costumam passar mais de nove horas por dia conectados à Internet. Por conta disso, os potenciais clientes do seu negócio recebem diversas publicações diferentes ao longo do dia nos sites que acessam, nas redes sociais e em anúncios. Então, se você não mostrar o seu trabalho com frequência e consistência, as informações sobre a sua marca e sobre os produtos que você vende ficarão perdidas entre tantos outros conteúdos. Sendo assim, fazer uma divulgação eficaz é uma tarefa essencial para alcançar novas pessoas.

Além disso, as campanhas que divulgam sua empresa também servem para manter a atenção do público que já conhece o que você faz, permitindo que essas pessoas se tornem mais engajadas, aumentando as chances de conversões em vendas. Agora que você já sabe o quanto é importante divulgar seu trabalho, é hora de partir para a ação!

Se você acredita que criar uma estratégia de divulgação é algo impossível, separamos sete dicas que vão tornar esse processo muito mais simples e que, acima de tudo, vão melhorar seus resultados a curto, médio e longo prazos.

1. Entenda com quem você está falando

Estamos no momento mais tecnológico da história, com isso, pessoas de todas as idades estão espalhadas nos mais diversos espaços da Internet. Mas será que você precisa divulgar seus projetos para todas as pessoas que estão conectadas atualmente? Na verdade, a resposta é não.

O primeiro passo para uma boa estratégia de divulgação é descobrir exatamente quem é o seu público-alvo. Pare e pense: se você é afiliado de produtos digitais voltados para jovens que estão ingressando no ensino superior, não faz sentido gastar seus recursos divulgando o seu trabalho para um adolescente que ainda está começando o ensino médio, que certamente passará correndo por um anúncio, não é?

Então, analise qual tipo de produto ou serviço você oferece e quem são as pessoas que você pretende atingir. Fazendo isso, será possível usar a linguagem certa para se comunicar com a sua audiência e até mesmo especificar quem são seus eventuais clientes na hora de desenvolver seus anúncios.

2. Estude sobre as redes sociais

Quem utiliza o Facebook e o Instagram, algumas das principais mídias sociais na atualidade, certamente já percebeu que os dois sites têm características muito diferentes — desde a aparência até o tipo de conteúdo que é publicado em cada rede. Sabendo disso, é essencial que você estude sobre as maiores redes sociais e entenda como trabalhar em cada uma delas. Lembrando que, no início, vale mais a pena escolher duas redes para se aprofundar e desenvolver sua divulgação. Afinal, é preciso saber o que publicar em cada local para interagir do jeito certo com os seus seguidores.

3. Use serviços de e-mail marketing

Já imaginou como seria se as redes sociais saíssem do ar para sempre? Apesar disso parecer algo impensável, é válido lembrar que, anos atrás, um site que era acessado por milhões de pessoas deixou de existir: o famoso Orkut. Por esse motivo, é preciso se prevenir e ter um local que você possa se comunicar com seus futuros clientes sem depender exclusivamente do algoritmo do Instagram, do YouTube e de outras mídias. Nesse sentido, existe uma solução mais simples do que você imagina: o e-mail marketing.

Esse tipo de serviço, que existe tanto de forma gratuita quanto paga, permite que você armazene os endereços de e-mail das pessoas que acompanham seu trabalho, mantendo contato com elas, enviando mensagens, promoções ou até mesmo informações relevantes sobre os produtos com os quais você trabalha. Assim, você não corre o risco de perder o contato com seus clientes, caso não tenha mais acesso a alguma das mídias sociais.

4. Faça anúncios

Sabe quando você abre a sua página do Facebook e vê o anúncio de algo que queria comprar? Ou quando faz uma pesquisa no Google e aparece um resultado no topo da página? Tudo isso não é coincidência: acontece graças aos anúncios pagos, que permitem que você divulgue seus produtos de forma direta por meio do uso de palavras-chave pesquisadas pela sua audiência determinada.

Existem formas variadas de fazer anúncios: alguns levam o público diretamente para a página de compra, outros trazem mais informações sobre o produto etc. Sendo assim, vale a pena avaliar qual deles é o mais efetivo e investir aos poucos para ter resultados mais eficientes.

5. Entregue conteúdo de valor

Acredite: não é só a divulgação direta que faz o seu número de clientes aumentar. Outro fator relevante para deixar as pessoas apaixonadas pelo seu trabalho é entregar informações relevantes para seu público, como: disponibilizar dicas, técnicas e até mesmo alguns materiais gratuitos para baixar. Essas são atividades simples, mas que conquistam as pessoas que estão interessadas no assunto que você aborda. Então, organize uma estratégia de conteúdo que permita mesclar a quantidade de postagens voltadas para divulgação e aquelas que agregam valor para a sua audiência.

6. Analise os resultados que já teve

De nada adianta elaborar uma estratégia de divulgação e não mensurar os resultados obtidos com cada ação. Portanto, sempre que possível:

  • avalie o desempenho dos anúncios;
  • veja quais são as postagens que atraem mais pessoas em suas redes sociais;
  • tenha uma planilha para saber o que mais funcionou para sua estratégia.

Essa análise de dados é algo que faz toda a diferença para o sucesso e o crescimento do seu negócio digital, já que vai permitir que você invista mais tempo, recursos e energia naquilo que realmente traz resultados efetivos!

7. Faça seus clientes divulgarem você

Já reparou que, cada vez mais, pessoas comuns possuem bons números de seguidores e amigos nas redes sociais? Use isso a seu favor! Sempre que tiver em contato com seus clientes, peça que eles postem depoimentos caso gostem do seu trabalho. Dessa forma, as pessoas que já conhecem a sua empresa vão fazer com que um público ainda maior saiba sobre os seus produtos e serviços, aumentando as suas chances de fidelizar novos clientes. Isso porque, a opinião sincera de alguém que já comprou algo de você conta muitos pontos para que os amigos dessa pessoa tenham interesse em saber mais sobre o seu trabalho.

Gostou das nossas dicas sobre como divulgar seu trabalho? Acesse nosso site e encontre uma ótima oportunidade para colocar essas dicas em prática! Você certamente vai decolar!

Posts relacionados

Deixe uma resposta