Aprenda como utilizar o Facebook Ads para melhorar seus resultados

Quando falamos em estratégias digitais, o Facebook Ads precisa ser levado a sério. Cerca de 2 bilhões de pessoas estão na rede social criada por Mark Zuckerberg e muitas delas estão no Brasil.

Com tantos usuários ativos, há muitas oportunidades de negócios disponíveis. Contudo, para que os anúncios cheguem até os consumidores ideias, é preciso investir. Isso não significa gastar dinheiro de qualquer jeito, mas, sim, planejar as melhores estratégias para cada contexto.

Neste artigo, você vai entender o que é o Facebook Ads e a importância de utilizá-lo. Além disso, mostraremos quais são os tipos de anúncios mais comuns, com dicas para fazê-los de forma eficiente. Por fim, listamos algumas métricas que devem ser acompanhadas para garantir o bom funcionamento da estratégia. Confira!

O que é o Facebook Ads?

O Facebook Ads é a plataforma de anúncios dessa rede social, que permite criar campanhas e exibir publicidade. Ela é uma ferramenta que possibilita personalizar o conteúdo, controlando quem vai receber a sua mensagem, entre outros fatores.

Os anúncios podem ser feitos em vários formatos, podendo promover sua página, suas postagens, ações ou até mesmo um site externo. De modo resumido, eles são direcionados ao público de acordo com informações de localização, dados demográficos e perfil.

Por que usar essa ferramenta?

O Facebook tem mais de 2 bilhões de usuários e quase metade deles curtem alguma postagem todos os dias. É um público muito grande e que abre enormes possibilidades, porém, a oferta também é expressiva e se destacar nessa esfera pode ser difícil.

Apesar da concorrência, a plataforma possibilita que os seus anúncios cheguem ao destino correto. Você pode, por exemplo, escolher diferentes formatos de publicidade, de acordo com seus objetivos — um dos vários benefícios da ferramenta.

Além disso, é fácil segmentar os anúncios. Dessa forma, eles podem atingir exatamente o perfil de consumidor que você deseja. No Facebook Ads existem as opções para personalizar de acordo com os dados demográficos, localização, interesses e comportamentos, permitindo encontrar as pessoas exatas para seu produto ou serviço.

Outra vantagem está na decisão do valor que será investido em cada campanha. Você define o quanto quer atingir e o quanto pode gastar. Mesmo que o valor não seja exagerado, ele trará benefícios tangíveis para o negócio.

Quais são os principais tipos de anúncios?

Antes de darmos as dicas para que você faça os melhores anúncios, vamos falar sobre os principais formatos existentes. Confira!

  • impulsionar as publicações: envolve patrocinar os posts para que eles alcancem mais pessoas;
  • promover a página: tem o objetivo de aumentar as curtidas na página e tornar ela mais conhecida;
  • direcionar para o site: busca aumentar o número de acessos ao seu site e, possivelmente, melhorar as vendas;
  • melhorar as conversões no site: analisa o índice de conversão de métricas mais precisas, como a venda;
  • alcançar pessoas próximas ao negócio: encontra pessoas que estão geograficamente perto do seu negócio e que teriam maior probabilidade de escolherem o seu produto ou serviço.

Como fazer o melhor anúncio?

Agora, que você conhece os principais formatos, confira as dicas para fazer um anúncio de qualidade!

Tenha uma boa estrutura de campanha

Essa é hora de programar o que você vai fazer com os anúncios. Você precisa definir o objetivo da campanha, como eles serão veiculados e fazer a melhor segmentação possível.

Defina seu objetivo

Escolha o objetivo de acordo com as métricas mais importantes para o seu negócio e com as metas estabelecidas para cada anúncio. Por exemplo, se o seu objetivo é ganhar mais seguidores, estabeleça um número específico como alvo.

Escolha o tipo de anúncio

Na hora de escolher o tipo de anúncio é preciso conciliar com o objetivo da campanha. Se você pretende impulsionar uma publicação, uma campanha de promoção da página não é o ideal, por exemplo.

Defina o orçamento

É importante ser organizado para não se perder na hora de decidir o quanto deve investir. Você pode escolher um orçamento diário ou vitalício, definindo as datas de início e fim. A publicação pode ser postada imediatamente ou agendada, o que pode funcionar melhor se for colocada num horário de mais acessos para o seu público alvo.

Quais métricas devem ser acompanhadas?

É essencial que você defina as métricas mais importantes para os seus objetivos e que mantenha o monitoramento constante delas. Desse modo, é possível detectar falhas e realizar ajustes para melhorar os resultados. Vamos conhecer algumas!

Número de impressões

Uma das métricas mais conhecidas e importantes é o número de impressões. Nela você consegue detectar quantas vezes sua postagem foi visualizada.

Frequência

É a quantidade de vezes que cada usuário recebe os seus anúncios. Se esse número for muito alto, é provável que o consumidor crie um desgosto com esse conteúdo e passe a ignorá-lo.

Custo por clique (CPC)

Indica o custo por cada clique que um único usuário faz em seus anúncios, ou seja, você só será cobrado quando clicarem em um deles. Para calcular o CPC, é preciso apenas aplicar a seguinte fórmula: CPC = Custo total/ Número de cliques.

Custo por ações (CPA)

O CPA é o valor pago por cada ação executada, seja em um clique, seja no compartilhamento de um conteúdo. Quanto melhor for a qualidade do anúncio, mais cliques e ações ele produzirá, diminuindo consideravelmente o seu custo.

Taxa de cliques (CTR)

Essa métrica representa o número de cliques únicos que uma campanha recebeu dividido pela quantidade de impressões. Com ela, você consegue medir quantos usuários de um determinado anúncio clicaram no link atribuído à publicação em questão.

Agora que você já sabe o que é o Facebook Ads, como ele funciona e quais são os tipos de anúncios, é hora de começar a planejar a sua campanha e se preparar para receber os resultados. Lembre-se de que um bom planejamento é a chave para o sucesso e que o constante monitoramento é fundamental para encontrar falhas e corrigir o percurso.

Você gostou de conhecer mais sobre o Facebook Ads? Então, aproveite para comentar este post — conte para nós a sua experiência com essa plataforma!

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